sexta-feira, 23 de maio de 2008

Last Fm e revista musical



O princípio é o mesmo de sites como Pandora, voltado para música, e Booklamp, para livros - trabalhar com conceitos de inteligência artificial e técnicas de data mining para oferecer conteúdo personalizado.

A partir do nome de 2 bandas suas preferidas, que devem ser digitados na home do site, o idiomag é um serviço que oferece uma revista online sobre música personalizada.

Seria a mesma coisa que você entrar no site da revista Rolling Stone ou no blog Stereogum, digitar o nome de duas bandas suas favoritas e o sistema retornar as notícias mais recentes sobre elas, além de outros artistas relacionados. Tudo isso com conteúdo multimida - vídeos e músicas relacionadas.

A idéia é boa, mas, no caso da Idiomag, acho que foi mal executada. Interface toda em flash, a velha metáfora da página de revista que vira com o clique do mouse, textos diagramados iguais ao formato impresso, a meu ver, não são as melhores coisas para o site de uma revista que pode ser visitado várias vezes ao dia.

Pelo que li, a publicação possui uma redação, colaboradores e parcerias de conteúdo, como tantas outras sobre música. A diferença está na apresentação do conteúdo que é personalizado.

No final, o projeto da Idiomag está mais para um protótipo. Se esta interface for aprimorada [algo mais simples e amigável], dá uma boa de uma funcionalidade que merece estar presente nos sites de outras revistas, de forma híbrida, ao lado da edição tradicional.

Nenhum comentário: